Professora: Izoneia da Silva Bonfim
Educadoras: Juliana B.S Weigert
Leila Simone de Almeida
Seqüência Didática: Descobrindo onde utilizamos os números.
Área de formação humana: Pensamento Lógico Matemático.
Justificativa: Neste momento as crianças estão construindo o conceito de números e por isso resolvemos apresentá-los de diversas formas levando-as a conhecer em que contextos os números são utilizados.
Objetivos: Identificar em que situações os números são utilizados na sociedade;
Identificar/ conhecer em que contexto os números são utilizados;
Vivenciar, nos contextos de jogos brincadeiras e receitas a utilização de numerais e quantidades.
Tempo previsto: Três vezes na semana por duas semanas.
Turma: Pré.
Ano: 2011
Material:Lego,Software: kidsmart:A fábrica de biscoitos, na Casa da Millie e os computadores disponíveis na sala;máquina digital, jogos:Todos se Foram,a Receita do bolo jogos diversos,quebra-cabeça e Alinhavo de números.E os ingredientes para a aula de culinária leite em pó, leite de coco,coco ralado, açúcar e potes.
Desenvolvimento:
1° Etapa: Em uma conversa, indagar as crianças onde eles vêem números.
Neste momento faremos os registros das falas das crianças;
2° Etapa: Estimularemos que as crianças pensem onde encontramos números marcados (calçados, roupas...);
3° Etapa: Dividiremos a sala em dois grupos, aonde um grupo trabalharemos com o lego e o outro o tapetão dos números com as tampinhas.
1° Grupo: Em circulo com as cadeiras, colocaremos 50 peças de legos, mostraremos com as placas um determinado numeral(1 a 9),solicitaremos que a criança que está ao lado da educadora, pegue a quantidade de peças correspondente ao numeral indicado e coloque um ao lado do outro em fileira para comparação ao final, quando todas as crianças assim o fizerem.
2° Grupo: Com a professora na sala penduraremos o tapetão com os números e colocaremos as tampinhas dispostas no chão.
A criança arremecerá o pesinho no tapete, qual numeral acertar terá que pegar a mesma quantidade de tampinhas e assim sucessivamente.
4° Passo: Apresentaremos o jogo “Todos se foram” para todas as crianças, explicando as regras. A seguir em dois grupos de crianças,elas jogarão juntamente com a educadora/professora.
Enquanto o grupo maior será redividido em pequenos grupos, oito crianças serão direcionadas para os computadores da sala (kidsmart) para explorarem os jogos, e o restante aguardará sua vez no tapete explorando os jogos de quebra-cabeça.
5° Passo: Cantaremos a música: “A galinha do vizinho”, onde faremos gestos mostrando as quantidades com dedos;
6° Passo: Apresentaremos o jogo “Receita de bolo”, explorando as regras e o jogo;
Jogo Receita de bolo
Números de participantes:4
Jogo de percurso define-se a ordem dos jogadores, através da parlenda: uni duni te
Cada jogador seguindo sua vez joga o dado, se o dado cair no ingrediente ou utencílio correspondente a casa seguinte onde está seu pião, poderá andar.
Os jogadores devem sempre andar seguindo a ordem númerica.
Após divideremos em dois grupos onde 4 crianças jogarão com a educadora a Receita de bolo e as demais enquanto aguardam sua vez ficarão explorando demais jogos em cantinhos diversos com a professora.
7° Passo: Faremos uma culinária do “Docinho de leite ninho”, acompanhando a receita em um cartaz;Divideremos em dois grupos, o grupo grande ficará com a educadora na sala sentado em volta da mesa onde participarão da preparação dos docinhos, uns colocarão os ingredientes, outros misturarão, e no final quando a massa estiver no ponto dividir igualmente com as crianças e solicitar que elas enrolem seus próprios doces e após 8 docinhos enrolados o provem.
O outro grupo enquanto aguarda sua vez para realizar a culinária, ficará no pátio com a professora realizando atividades de movimento.
Ingredientes
750g de açúcar refinado
1 pacote de leite integral em pó
200ml de leite de coco
açúcar refinado e granulado colorido para enfeitar
Modo de Preparo:
Misture bem o açúcar com o leite em pó.
Aos poucos, acrescente o leite de coco e vá amassando até a massa atingir o ponto de ser enrolada.
Forme bolinhas e passe-as no granulado colorido.
8° Passo: Realizaremos uma atividade com alinhavo de números;
Distribuiremos os alinhavos com os números um para cada criança e estimularemos elas a alinhavar o seu número criando assim sua forma.
9° Passo: Exploração do jogo “Fábrica de biscoito" na Casa da Milie(kidsmart), no computador da sala.
Neste momento montaremos os outros três computadores na sala com o Kidsmart, enquanto oito crianças estão explorando o jogo juntamente com a educadora, as demais estarão nos cantinhos com a professora explorando diversos jogos.
Avaliação:
Processual e contínua.Observaremos, através de registro, os avanços referentes ao pensamento lógico matemático e após realizaremos pauta de observação verificando se os objetivos propostos foram atingidos.
Referenciais: Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba - Educação Infantil - 2008
Acredito que as crianças se divertiram muito no trabalho proposto!
ResponderExcluirParabéns!
Ana Dombrowski